Estudo apresenta diagnóstico da regulação do SUS em Goiás

UFG e TCE-GO lançam hoje (19/10), E-book sobre sobre regulação do SUS em Goiás

Publicação conta com a participação da professora do IPTSP, Edsaura Maria Ferreira

Texto: Marina Sousa

A Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE),  lançam nesta quarta-feira (19/10), em formato eletrônico, o livro “Avaliação da Política de Regulação de Saúde no Estado de Goiás: desafios, avanços e oportunidades''.A publicação contém, além da  avaliação, recomendações para o aperfeiçoamento do Sistema de Saúde de Goiás, tendo como foco o processo de regulação. Uma das organizadoras da publicação é a professora do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), Edsaura Maria Ferreira, que também é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto.

Financiada pelo TCE-GO, essa pesquisa teve como interveniente, face à UFG, a Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE). Dessa forma, o Tribunal combinou a expertise da academia, de geração, sistematização e socialização do conhecimento e do saber, com as suas próprias competências de natureza pedagógica e preventiva inerente aos órgãos de controle externo.

A solenidade de lançamento do livro  acontece durante o Sarau Acadêmico Controle Externo: novas abordagens e perspectivas do conhecimento do TCE, que será às 16 horas do dia de hoje (19/10), no átrio do Tribunal. A cerimônia é aberta ao público.

Além da participação da professora Edsaura Maria Pereira do IPTSP, a publicação conta com a participação de outros integrantes da UFG, como Vicente da Rocha Soares Ferreira, Fabio Nogueira de Lucena e  Manuel Eduardo Ferreira, além de uma equipe de redação, de apoio, coordenação editorial e projeto gráfico, que possui integrantes da Universidade. Edsaura Maria Ferreira explica que a publicação busca discutir uma série de ações do Sistema Único de Saúde (SUS), que é um dos marcos da trajetória civilizatória do País, além de ser uma referência em nível mundial.

Com informações da Diretoria de Comunicação do TCE-GO

UFG E tce